Passar para o conteúdo principal

Oradores

Fernanda do Carmo

Direção-Geral do Território
Fernanda do Carmo

Licenciada em Geografia e Planeamento Regional, Pós-Graduada em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental, Mestre em Administração Pública e Diplomada em Estudos Avançados em Politicas Públicas. É desde janeiro de 2017 Diretora-Geral do Território e nessa qualidade preside à Comissão Nacional do Território, à Comissão Nacional da Arquitetura e da Paisagem e ao Conselho Coordenador de Cartografia e coordena o Fórum Intersectorial do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território. Anteriormente desempenhou funções e exerceu diversos cargos de direção superior e gestão, na administração pública e no setor empresarial do Estado, bem como funções políticas, nas áreas do ordenamento do território, desenvolvimento territorial e urbano, reabilitação urbana, ambiente e informação geográfica. Autora de diversas comunicações e publicações nas áreas da sua especialidade.

Paulo Patrício

Direção-Geral do Território
Paulo Patrício

Paulo Patrício, licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é atualmente Diretor de Serviços de Geodesia, Cartografia e Informação Geográfica da Direção-Geral do Território. Tem desempenhado funções como Diretor de Serviços ao longo dos últimos anos, tendo coordenado vários projetos nos domínios da informação geográfica e da geodesia, sendo os mais recentes os que estão a ser realizados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), como a aquisição de uma cobertura LiDAR com um sensor aerotransportado para Portugal continental e a aquisição de cartografia topográfica também para a totalidade do território continental, que está neste momento em fase de produção.

Jorge Gomes

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Jorge Gomes

Coordenador do grupo de computação distribuída e infraestruturas digitais do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), e também coordenador da área de computação distribuída do Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA). Desde 2006, gere a participação nacional em diversos projetos, iniciativas e infraestruturas internacionais no domínio da computação para a investigação e inovação. Foi membro dos conselhos de diretivos da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) e do European Grid Infrastructure (EGI). É membro do EGI Council e do Collaboration Board do Worldwide LHC Computing Grid (WLCG).

Mário Caetano

Direção-Geral do Território
Mário Caetano

Atualmente, Mário Caetano é Investigador Coordenador e Chefe da Equipa Multidisciplinar Inteligência Geoespacial da Direção-Geral do Território (DGT). De Jan 2010 a Set 2014 esteve destacado na Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) onde foi assessor científico do Presidente e de Out 2014 a Set 2024 foi Subdiretor-Geral da DGT. Como investigador coordenou ou colaborou em mais de 45 projetos de investigação ou de prestação de serviços à comunidade, e é autor de mais de 205 publicações em livros, revistas e atas de conferências, nas suas áreas de especialização: processamento digital de imagens de satélite e análise espacial em Sistemas de Informação Geográfica. Mário Caetano tem mais de 30 anos de experiência em docência em diversas universidades nacionais e estrangeiras, sendo atualmente Professor Catedrático convidado da NOVA Information Management School. Ao longo da sua carreira tem representado Portugal em comités diretores e grupos de alto nível das Nações Unidas, Agência Espacial Europeia e Comissão Europeia, relacionados com observação da Terra e investigação e desenvolvimento.

Alberto Gomes

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Alberto Gomes

Professor associado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Licenciado em Geografia pela Universidade do Porto, é mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro e doutorado em Geografia Física, também pela Universidade do Porto. Atualmente, exerce funções como diretor da Licenciatura em Geografia da FLUP. As suas principais áreas de investigação incluem Geomorfologia Fluvial e Litoral, Geoarqueologia e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Tem colaborado em diversos Planos de Ordenamento do Território, nomeadamente a participação na elaboração de vários Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil, no Plano Municipal de Defesa da Floresta de Castelo de Paiva e no Plano de Gestão dos Riscos de Inundações da Região Autónoma da Madeira (2022–2027).

Ângela Santos

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa
Ângela Santos

Investigadora no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa). Licenciada em Ciências Geofísicas - Variante Meteorologia/Oceanografia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2001), mestre (2005) e doutorada (2008) em Engenharia pela Universidade de Tohoku, Japão. Recebeu bolsas de estudo MEXT do Governo Japonês (2003-2008), e da FCT para pós-doutoramento na Universidade de Évora (2009-2010) e no IGOT-ULisboa (2012-2017). Desde 2019 é investigadora no IGOT-ULisboa ao abrigo do DL-57.  Recebeu vários prémios: Research Encouragement Award, Japan Society of Civil Engineers (2008); Images of Risk Award, European Safety and Reliability (2016); e Prémio Ciência, RISCOS (2017). As áreas de interesse de investigação centram nos tsunamis que inclui fontes sísmicas, modelação numérica, estudo e validação de eventos históricos – em particular o Sismo de 1755, e o planeamento de emergência.

António Alves da Silva

Direção-Geral do Território
António Alves da Silva

Licenciado em Geografia na variante de Geografia Física e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Lisboa, em 1991 ingressou na carreira de investigação da Administração Pública no então Centro Nacional de Informação Geográfica (mais tarde Instituto Geográfico Português, atualmente Direção-Geral do Território). Desenvolveu a sua atividade no âmbito da Análise Espacial e Sistemas de Informação Geográfica, nos domínios da Hidrologia, Climatologia, Cartografia Temática, Riscos e Ordenamento do Território, Geomorfologia Litoral, Geomorfologia e Geografia Física em geral.

Cidália Costa Fonte

FCTUC | INESCC
Cidália Costa Fonte

Licenciada e doutorada em Engenharia Geográfica / Geoespacial. É Professora Associada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra (INESCC), onde exerce também as funções de vogal da Direção. Os seus principais interesses de investigação são: Validação de Dados e Informação Geoespacial; Deteção Remota e Cartografia de Ocupação e Uso do Solo; Modelação da Incerteza; Recolha, Validação e Exploração de Informação Geográfica Voluntária.

João Fonte

ERA Arqueologia, S.A.
João Fonte

Arqueólogo, doutorado em Arqueología pela Universidade de Santiago de Compostela. Especialista em Sistemas de Informação Geográfica e Deteção Remota aplicados à Arqueología da Paisagem. Actualmente trabalha na empresa ERA Arqueología, S.A., onde lidera o Núcleo de Investigação Arqueológica (NIA). Anteriormente foi investigador de pós-doutoramento no Instituto de Ciencias do Patrimonio (INCIPIT-CSIC) (Santiago de Compostela, Espanha) e do Department of Archaeology, University of Exeter (Exeter, UK).

João Pina

Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Particulas
João Pina

Licenciado em Física Tecnológica e Doutorado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde 2011 é investigador no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)  onde desempenha funções no grupo de computação distribuída e infraestruturas digitais. Tem tido uma participação ativa no desenvolvimento do Tier-2 nacional integrado na rede do World Wide Computing Grid (WLCG) que fornece serviços de computação e dados a múltiplas comunidades de Física de Altas energias. No âmbito destas atividades tem participado em múltiplos projetos nacionais e europeus de desenvolvimento de plataformas dedicadas à observação da terra.

Jorge Simões

Universidade de Coimbra
Jorge Simões

Licenciado em Geografia (2012) e Mestre em Geografia Física, Ambiente e Ordenamento do Território (2015) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Mestre em Engenharia de Informação Geoespacial (2024) pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Atualmente desempenha funções no Município de Góis no domínio do cadastro simplificado e infraestruturas de dados geoespaciais. Realiza também trabalhos independentes de técnico de cadastro predial, e colabora em projetos de engenharia e investigação científica, direta e indiretamente ligados à Universidade de Coimbra.

José Alberto Gonçalves

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
José Alberto Gonçalves

Licenciado em Engenharia Geográfica pela Universidade do Porto (1988), mestre em Sistemas de Informação Geográfica (1993) e doutor em Fotogrametria (2001), pelo University College London. Atualmente é professor na Universidade do Porto, em Engenharia Geoespacial. Os seus interesses de investigação centram-se nas metodologias e aplicações da Fotogrametria, com UAVs e outros sensores aéreos, e no desenvolvimento de sistemas de mapeamento móvel baseados em imagem. É autor de mais de 80 artigos científicos indexados.

José Granja

Universidade do Minho
José Granja

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, especialista em Building Information Modelling (BIM). Atua como co-diretor do Mestrado Europeu BIM A+ e é membro fundador e tesoureiro da buildingSMART Portugal, promovendo os princípios do openBIM e a tradução do padrão IFC para o português. Lidera projetos de digitalização, como CHEK e RecycleBIM, integrando BIM em fluxos de circularidade e licenciamento digital. Com mais de uma década de ensino ligado ao BIM, co-coordena o CursoBIM. Publicou extensivamente sobre BIM na construção, economia circular e transformação digital. Foi jury dos buildingSMART International openBIM Awards 2024 e colabora em projetos internacionais como Marie Curie ITN e Horizon Europe. Também contribui para conferências como PTBIM e Digital Building Permits.

José Luís Zêzere

Professor Catedrático
José Luís Zêzere

Professor Catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Diretor do Centro de Estudos Geográficos. Vice-Presidente do CERG (European Centre on Geomorphological Hazards), do Conselho da Europa. Orientador/co-orientador de 19 teses de doutoramento e 21 dissertações de mestrado concluídas com sucesso. Autor/co-autor de 115 artigos indexados na Web of Science (H Index = 33). Participação em 35 projetos de investigação (19 internacionais) com financiamento competitivo e em 48 trabalhos de prestação de serviços à sociedade nos domínios da avaliação de riscos e do ordenamento do território. Principais áreas de investigação: Análise de Risco; Avaliação e mapeamento de perigosidades, Avaliação da Exposição e Vulnerabilidade, Ordenamento do Território.

José Teixeira

Faculdade de Letras da Universidade do Porto
José Teixeira

Licenciado em Geografia (ramo científico) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). É Pós-Graduado em Sistemas de Informação Geográfica pela mesma faculdade. É mestre em Minerais e Rochas Industriais (Georrecursos) pela Universidade de Aveiro e Doutor em Geociências pela mesma universidade. É Professor Auxiliar no Dep. Geografia da FLUP desde setembro de 2015, e membro integrado do CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território. Atualmente é o diretor do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território da FLUP. Tem como interesses de investigação os SIG, a Geomorfologia e os recursos hídricos.

Juan Guerra Hernández

Instituto Superior de Agronomia
Juan Guerra Hernández

Juan Guerra Hernández é licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Córdoba (UCO) (Espanha) em 2005, Mestrado em Biologia e Produção Vegetal pela Universidade da Extremadura (Espanha) em 2010 e o Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pela Universidade de Lisboa em 2018. Atualmente, ocupa um cargo de Investigador no Centro de Estudos Florestais (CEF) da Universidade de Lisboa, com foco na aplicação da tecnologia LiDAR para monitorização dos recursos florestais e na integração de diferentes fontes de informação para apoiar a gestão florestal sustentável.

Pedro Albuquerque

Departamento de Pré-história e Arqueologia da Universidade de Sevilha
Pedro Albuquerque

Licenciado em Arqueologia, Mestre em Pré-história e Arqueologia, e Doutor em História na especialidade de Arqueologia. Foi bolseiro de Doutoramento (FCT, 2010-2013) e Pós-doutoramento (FCT, 2015-2022; Universidade de Sevilha, 2022-2024). É desde 2025 contratado EMERGIA no Departamento de Pré-história e Arqueologia da Universidade de Sevilha. É investigador do Centro de Estudos Globais (UAb) e da Uniarq (UL). É autor de trabalhos sobre a Proto-história do Sudoeste da Península Ibérica (literatura e arqueologia de Tartesso), História global, Historiografia Moderna e estudos fronteiriços.

Rui Manuel Pereira Reis

Direção-Geral do Território
Rui Manuel Pereira Reis

Rui Manuel Pereira Reis, Investigador na Direção-Geral do Território, é licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências de Lisboa e Doutorado em Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico. As áreas a que se dedicou incluem: modelação de mudança para relações topológicas entre linhas no ámbito do Raciocínio Espacial Qualitativo em SIG, Harmonização de Informação Geográfica, alterações de Uso e Ocupação de Solo e Dados Abertos. Liderou, na DGT, projetos de investigação, Europeus e Nacionais, tendo participado em vários outros e é autor de estudos, publicações e comunicações. Actualmente investiga a utilização de dados Lidar no Ordenamento do Território e a visualização de MDTs de elevada resolução.

Susana Pereira

Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Susana Pereira

Professora Auxiliar do departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciada em Geografia - ramo Educacional (2004), pós-graduada em Sistemas de Informação Geográfica (2005), doutorada em Geografia Física (2010) pela UPorto e Pós-Doutoramento (2010-2016) na ULisboa. Investigadora integrada do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território e investigadora colaboradora do Centro de Estudos Geográficos da ULisboa. Investigadora em projetos nacionais e europeus nas áreas da Geografia Física, bases de dados de perigos naturais e mistos e avaliação de risco (instabilidade de vertentes, erosão de solos, erosão costeira, cheias e incêndios florestais). Presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos.

Teresa Santos

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
Teresa Santos

Eng.ª Florestal, Mestre em SIG e Doutorada em Geografia e Planeamento Regional, pela UNL. Atualmente é investigadora no CICS.NOVA Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação incluem o planeamento verde e a modelação geográfica como ferramenta de análise do potencial solar no espaço público e de produção de indicadores de qualidade de vida e sustentabilidade em meio urbano.