Início

Levantamento LiDAR de Portugal continental

Um novo olhar para o território

A Direção-Geral do Território (DGT) há vários anos que identificou como prioridade para o conhecimento cartográfico do território a realização de uma cobertura com tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging) aerotransportado.

A decisão de adquirir estes dados geográficos decorre das mais-valias deste tipo de informação, nomeadamente a sua elevada exatidão posicional e a possibilidade da sua exploração poder ocorrer através de processos automáticos de análise, que podem ser realizados de forma cada vez mais eficiente atendendo à capacidade de computação disponível na atualidade.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) permitiu enquadrar técnica e financeiramente a aquisição de uma cobertura LiDAR para o território de Portugal continental, mais concretamente na componente C08-Florestas deste plano, na Reforma RE-r20: Reorganização do sistema de cadastro da propriedade rústica e do Sistema de Monitorização de Ocupação do Solo, em particular no investimento RE-C08-i02: Cadastro da Propriedade Rústica e Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo.

Assim, a DGT coordenou ao longo do último ano a execução de um levantamento LiDAR aerotransportado de Portugal continental.

Neste evento serão apresentadas as especificações técnicas destes dados, assim como a estratégia delineada pela DGT para a sua disponibilização a todos os utilizadores interessados.

Considerando que os dados LiDAR têm uma aplicação transversal para várias áreas de atividade, a DGT convidou alguns membros da Academia para explorarem e estudarem o potencial desta informação no âmbito de vários domínios de investigação. Na sequencia desta colaboração, neste evento será apresentada uma exploração preliminar dos dados, que ilustra a diversidade de aplicações da informação LiDAR.

Com este levantamento LiDAR pretende dotar-se o território de Portugal continental de informação altimétrica atualizada de elevado rigor que possa ir ao encontro das necessidades de múltiplos setores de atividade.

A participação neste encontro é gratuita para todos os interessados, mas sujeita a uma inscrição prévia limitada à capacidade máxima da sala onde decorrerá o evento.